quinta-feira, 26 de maio de 2011

Comissão do Conselho de Saúde realiza reunião sobre a VI Conferência Municipal de Saúde

          A comissão do Conselho Municipal de Saúde juntamente com a Secretaria de Saúde, tendo como secretario Sr. Josué da Silva Lopes, promoveram a primeira reunião preparatória para a pré Conferência Municipal de Saúde, prevista para Junho. Onde serão levantadas propostas para serem debatidas na VI Conferencia Municipal de Saúde de Ponta Porã.
Estiveram presentes, representantes das Unidades de Saúde, Agente comunitário de Saúde, com objetivo, de definir propostas para a Conferência.
        Participaram dessa reunião, acadêmicos brasileiros que fazem curso de graduação no município de Pedro Juan Cabalheiro, onde discutiram sobre as diferenças na grade curricular e na metodologia de ensino que são os principais fatores que dificultam a revalidação dos diplomas de brasileiros que fazem faculdade em outros países. Foi abordado também o tema relacionado à Política de Humanização _PNH, segundo a coordenadora do Conselho Estadual de Saúde Srª Darcy Goulart, “a Política começa pelos médicos e a falta de médicos hoje no campo da saúde é precária.”
       Lembrando, que humanização diz respeito a uma proposta ético estético política: ética porque implica a atitude de usuários, gestores e trabalhadores de saúde comprometidos e eco responsáveis; estética porque relativa ao processo de produção da saúde e de subjetividades autônomas e protagonistas; política porque se refere á organização social e institucional das práticas de atenção e gestão na rede do SUS. O compromisso ético estético político da Humanização do SUS se assenta nos valores de autonomia e protagonismo dos sujeitos, de coresponsabilidade entre eles, de solidariedade dos vínculos estabelecido, dos direitos dos usuários e da participação coletiva no processo de gestão.