sexta-feira, 29 de julho de 2011

SAÚDE DO TRABALHADOR

     No dia 28/07/2011 foi realizado no auditório do Núcleo Regional de Saúde o primeiro encontro para apresentação da saúde do trabalhador às Unidades de Saúde com a presença do Secretário de Saúde Josué Lopes, o Coordenador da Atenção Básica Fuad F. Mohmoud e a Vigilância (Epidemiológica e Sanitária).
     Os palestrantes foram: Nidiane, Alberto e o Dr. Nelson de Simone,  sendo citado que o local de referência para as notificações é o Centro Regional de Especialidades Dr. João Kayatt (CRE Dr. João Kayatt).
     As unidades de saúde funcionarão como Sentinelas na detecção e prevenção de acidentes dos trabalhadores, essa notificação servirá como um índice para avaliação dos acidentes que acontecem no município para posterior prevenção dos mesmos.
 


Cartão Nacional de Saúde será obrigatório para atendimento no SUS a partir do ano que vem

Brasília – A partir do próximo ano, para ser atendido nas unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) , o paciente terá de apresentar o o Cartão Nacional de Saúde (CNS). Pelo cartão, o histórico de atendimento do paciente poderá ser acompanhado em qualquer unidade de saúde em todo o país.
A portaria com as novas regras foi publicada hoje (21) no Diário Oficial da União. Se a pessoa não se lembrar do número ou não tiver o cartão em mãos na hora do atendimento, caberá à unidade de saúde consultar o cadastro nacional para identificar o paciente. Caso o paciente ainda não seja cadastrado, o próprio hospital deve fazer o cadastramento.
Além disso, os profissionais de saúde terão de registrar os contatos do paciente para que a Ouvidoria do SUS possa, por exemplo, estabelecer um acompanhamento da satisfação do usuário.
De acordo com o Ministério da Saúde, a implementação dessas ferramentas faz parte de uma estratégia para oferecer um atendimento integral ao cidadão e acompanhar a qualidade do serviço prestado.
Em maio, o ministério publicou portaria que regulamentou o Sistema Cartão Nacional de Saúde, por meio de um número único válido em todo o território nacional.
Para o secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Odorico Monteiro, a medida vai gerar mudanças no relacionamento do SUS com os cidadãos. Os profissionais de saúde deverão incluir na ficha de registro de procedimentos ambulatoriais e hospitalares o endereço eletrônico e o telefone dos pacientes.
Além de aperfeiçoar a identificação dos usuários, os dados ajudarão o Ministério da Saúde a monitorar os serviços oferecidos pelo SUS. Por meio da ouvidoria ativa, por exemplo, o ministério pretende pesquisar o nível satisfação dos usuários com o atendimento recebido.

Fonte: Agencia Brasil

Anvisa aprova registro de novo medicamento contra hepatite C

Brasília - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro de um novo medicamento mais eficaz contra a hepatite C. O remédio, chamado Boceprevir, aumenta de 40% para 60% a chance de cura da hepatite C tipo 1.
É indicado para quem tem o tipo 1 e nunca foi tratado ou não respondeu bem à terapia convencional. De acordo com a Anvisa, o novo medicamento deve ser administrado com o Interferon e a Ribavirina, remédios usados atualmente no tratamento da doença.
O novo antiviral age para impedir a multiplicação do vírus. A hepatite C pode ser causada também pelos genótipos 2 e 3 do vírus. O novo remédio é produzido pela empresa farmacêutica internacional MSD.

Fonte: Agencia Brasil